Os principais pilares da Governança Corporativa

Para criação de um efetivo ambiente de Governança Corporativa é importante que sejam observados e aplicados os principais princípios desse sistema: transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e equidade.

A aplicação desses quatro princípios demonstra as boas práticas de gestão, o que pode garantir a transparência e a confiabilidade do negócio exercido pela empresa.

A transparência é o pilar principal, sendo que esta visa garantir a existência de mecanismos para divulgação de informações dentro da empresa e às partes interessadas (stakeholders). Deve-se, portanto, publicizar as diretrizes e as condutas que são praticadas na empresa, bem como as demais informações pertinentes a cada público, salvaguardadas as informações sigilosas. 

A prestação de contas abrange todas as atividades realizadas pela empresa, considerando os critérios previamente estabelecidos para apresentação dos resultados, sendo que tal demonstração deve se dar por meio da exibição de relatórios gerenciais, contemplando a tomada de decisões estratégicas. Inclusive, para garantir a idoneidade e maior veracidade das informações, pode-se efetuar a contratação de auditoria independente para avaliar os dados apresentados.

A responsabilidade corporativa representa a necessidade de uma visão ampla da empresa, equalizando o lucro e a atividade social, o que está diretamente relacionada com a pretensão da organização pela viabilidade econômica, atrelada a sua função social.

Por fim, a equidade simboliza o tratamento justo e igualitário conferido pela organização em seus relacionamentos, seja com o público interno ou externo. O principal fundamento deste princípio é a justiça e a igualdade, o que, por conseguinte, também visa a promoção de maior engajamento da corporação como um todo. 

A aplicação desses pilares de governança corporativa além de contribuir para organização e eficiência dos empreendimentos, uma vez que otimizam a gestão da organização, também é capaz de demonstrar o seu valor frente ao mercado investidor.

Kaique Martine e Ilana Pita.